Skip links

Treinamentos

O Treinamento da norma realizado pela Safety Alves que relativamente voltada à segurança nos locais de trabalho, dispõe sobre medidas necessárias e urgentes de embargo e interdição de estabelecimentos e obras. A NR 3, tem a possibilidade da paralisação de serviços realizados em estabelecimentos, nas obras, nas atividades em setores de serviço, em máquinas e equipamentos, visando a proteção dos trabalhadores contra possíveis danos à saúde, integridade física e segurança no trabalho. De acordo com a norma isso são medidas preventivas e de urgência, que devem ser adotadas pela autoridade competente quando forem observadas situações de risco iminente e grave para o trabalhador e no ambiente de trabalho.

A norma tem como finalidade lidar com a saúde e medicina no trabalho e de acordo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece critérios para organização dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de acordo com a CLT. O SESMT tem como principal função proteger a integridade física dos trabalhadores. E assim evitar acidentes de trabalho por meio de alertas e instruções para os funcionários sobre determinadas doenças ocupacionais e riscos relacionados à sua atividade de trabalho. A atuação do SESMT na prevenção de acidentes pode ser feita através de palestras e campanhas em que sejam abordadas todas as maneiras de evitar desde pequenos acidentes até aqueles de grandes proporções.

  • A Norma tem como principal finalidade atribuir os aspectos gerais de prevenção de acidentes através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, juntamente com a equipe Safety Alves em nosso treinamento temos como finalidade de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da saúde do trabalhador. 
  • Todas as empresas privadas, públicas, desde que possuam empregados celetistas, dependendo do grau de risco da empresa e do número mínimo de 20 empregados são obrigadas a manter a Comissão. Este dimensionamento depende da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, que remete a outra listagem de número de empregados. Seu principal objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho nas atividades executadas, tornando compatível o trabalho com a preservação da saúde do trabalhador. 
  • Deverá ser realizado treinamento antes de começar a executar os planos feitos pelos integrantes ajudando a investigar os casos de acidentes tanto na empresa como na preparação dos projetos, discutindo sobre a implantação de novas medidas que possam prevenir ou neutralizar os riscos no ambiente de trabalho, observando se as normas de segurança e da empresa estão sendo respeitadas e cumpridas, garantindo que todos os funcionários entendam a importância das normas de segurança e da higiene ocupacional para a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho. 
  • Norma criada para regulamentar o uso do Equipamento de Proteção Individual – EPI durante a realização das atividades de trabalho. A Safety Alves tem total responsabilidade de garantir o treinamento de modo que todas as empresas estejam dispostas a adotar as medidas de proteção do funcionário, durante as atividades realizadas no dia a dia de trabalho em diversas áreas de obras de acordo com os riscos expostos, isso significa que todas às pessoas exercendo as mesmas funções devem ter um mesmo equipamento de proteção padronizado que leve em consideração às normas legais exigidas para essa função em específico, mostrando as maneiras corretas do uso de cada equipamento, certificado de aprovação e também os cuidados necessários para garantir sempre em bom estado de conservação.
  •  A NR7 tem como objetivo tratar especificamente das regras que as empresas devem seguir para preservar a saúde dos trabalhadores, sobre o que se refere aos problemas que podem ser provocados devido a determinadas atividades profissionais. O objetivo da norma é estabelecer um padrão a ser seguido para prevenir doenças ocupacionais e formas de controle por parte da empresa, fazendo que todas as funções sejam exercidas apenas por pessoas com plena capacidade física e mental para executá-las. De acordo com essa NR, todas as empresas devem elaborar o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que estabelece todas as diretrizes para preservar a saúde ocupacional dos trabalhadores.
  • O Treinamento realizado pela Safety Alves da NR10 tem como foco principal apontar os requisitos principais da norma que tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos em serviços de eletricidade, abordando os riscos existentes observando as normas técnicas oficiais estabelecidas e aplicando aos conhecimentos necessários e esclarecimento de dúvidas. Esta norma se aplica a todas as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, máquinas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
  • A equipe Safety Alves disponibiliza o treinamento da NR 11 a fim de fornecer conhecimentos e informações quanto a utilização das Empilhadeiras Elétricas Manuais e outras Máquinas para Movimentação de Cargas, sobre Segurança no Trabalho, Prevenção de Acidentes, realizar acompanhamento prático de técnicas apresentadas nas aulas teóricas, aplicações da norma nas áreas de trabalho, de forma segura e garantindo a qualidade dos colaboradores e equipamentos que serão utilizados do local de trabalho.
  • A Safety Alves oferece o treinamento obrigatório da NR-12, especializado para os profissionais que executam atividades com o uso de máquinas e equipamentos em seu local de trabalho. O treinamento tem como base os pontos principais exigidos na norma regulamentadora para garantir a segurança do trabalhador, oferecendo instruções e informações sobre diversas medidas preventivas de proteção individual e coletiva em todas as diversas fases da utilização, decorrentes das atividades em máquinas e equipamentos, nas construções, transportes, montagens, instalação, operação, manutenção, inspeção entre outras atividades.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves tem como finalidade do treinamento garantir o entendimento e prevenções importantes para segurança do colaborador que executará tais atividades de acordo com os requisitos estabelecidos na NR 13 para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
  • A equipe Safety Alves tem como finalidade do treinamento garantir o entendimento, requisitos importantes para segurança do colaborador que executará tais atividades que estejam expostos aos riscos, trabalhos realizados nos fornos. Visando sempre a interpretação da norma que regulamenta a instalação,  sistemas de proteção bem como segurança e prevenção de riscos na operação proveniente de calor radiante e gases que serão expostos durante as atividades.
  • A equipe Safety Alves tem como finalidade do treinamento garantir o entendimento, requisitos importantes para segurança do colaborador que executará atividades que poderão estar expostos aos riscos de atividades e operações Insalubres. A NR 15 que foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), define em seus anexos os agentes insalubres, limites de tolerância e os critérios técnicos e legais para avaliar e caracterizar as atividades e operações insalubres e o adicional devido para cada caso. O principal objetivo da norma é de apresentar os limites de tolerância e os requisitos técnicos de modo a caracterizar a atividade ou operação insalubre visando o pagamento de adicional de insalubridade.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves é específico para trabalhos em atividades ou operações perigosas, como também entender através de dados e apresentações um pouco mais quais são exatamente estas atividades. A NR 16 foi criada para classificar quais as atividades consideradas como atividades ou operações perigosas no ambiente de trabalho, são todas aquelas que, por sua natureza ou método de trabalho, impliquem no contato permanente com inflamáveis, explosivos, radiação ionizante ou energia elétrica em condições de risco acentuado, que são considerados periculosas. 
  • A Safety Alves tem como finalidade do treinamento garantir o entendimento, requisitos importantes para segurança do colaborador, estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A NR-17 estabelece em seus anexos os meios adequados de posturas e adequações necessárias para o bem estar do colaborador sem causar danos futuros em relação ao esforço excessivo existente na maioria das atividades rotineiras de trabalho, adotando assim medidas de melhoria no desempenho das funções como por exemplo a Ginástica Laboral.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves tem como objeto abranger pontos importantes de acordo com a norma e todos os requisitos exigidos para a execução das atividades. A NR 18 estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, visando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. 
  • A Safety Alves disponibiliza do treinamento contendo os pontos importantes de acordo com a NR 19 que estabelece o que são materiais explosivos, apresentando definições para a fabricação desses componentes, também contendo formas adequadas de manuseio, transportes e armazenamento adequado. 
  • A Safety Alves tem total responsabilidade de fornecer o treinamento da norma regulamentadora n20 com a finalidade de estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
  • A Safety Alves disponibiliza do treinamento abordando juntamente com a Norma Regulamentadora os principais objetivos disciplinares e os preceitos a serem observados na organização, nas atividades de mineração e no ambiente de trabalho executado, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves consiste em preparar pessoas para atuarem em situações de emergências, transmitindo aos participantes, informações teóricas e práticas dos princípios básicos de prevenção e combate a incêndios em situações de emergência, bem como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico, operação dos equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros socorros, visando preservar a vida e segurança no local de trabalho.
  • O treinamento da NR 24 realizado pela equipe Safety Alves tem como finalidade lidar com as Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho juntamente com a Norma de maneira a conscientizar os trabalhadores sobre a importância da limpeza e higiene no local de trabalho, evitando assim o surgimento de doenças, garantindo o conforto e principalmente a Saúde de todos os colaboradores no ambiente de trabalho.
  • De acordo com a NR 25 o treinamento realizado pela Safety Alves tem como objetivo identificar, classificar e normatizar o que são resíduos industriais, que são aqueles provenientes dos processos industriais, podendo ser na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos, óleos, materiais alcalinos ou ácidos, escórias, poeiras, borras, substâncias lixiviadas e aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como demais efluentes líquidos e emissões gasosas contaminantes atmosféricos.
  • O treinamento disponibilizado pela Safety Alves tem como foco alertar para a necessidade de prevenção de acidentes, através da sinalização no local de trabalho, oferecendo medidas a tomar para garantir a segurança. Em todas as situações de sinalização de segurança do trabalho, são usadas cores para indicar riscos a saúde do profissional, no local da obra realizando desvios durante as atividades, a norma tem como objetivo principal assegurar e prevenir acidentes no ambiente de trabalho durante as atividades executadas.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves de acordo com a NR 31 tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.
  • A equipe Safety Alves disponibiliza do treinamento da NR 32 que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves através da norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos colaboradores que interagem de maneira direta ou indiretamente nestes espaços, realizando medidas preventivas para a realização das atividades.
  • A equipe Safety Alves disponibiliza do treinamento da NR 35 estabelecendo obrigatoriamente os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução práticas das atividades, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, garantindo o entendimento e adaptações obrigatórias nas atividades exercidas.
  • O treinamento realizado pela Safety Alves tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, garantindo o entendimento e adaptações obrigatórias nas atividades exercidas.